EDUCAÇÃO INFANTIL

Maternal: agrupamento de crianças de 2 anos - Creche;

Infantil 1: agrupamento de crianças de 3 anos;

Infantil 2: agrupamento de crianças de 4 anos;

Infantil 3: agrupamento de crianças de 5 anos.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica), não cabe à educação infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea. Segundo os Referenciais, devem ser trabalhados os seguintes eixos com as crianças: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

O objetivo da Educação Infantil é desenvolver algumas capacidades, como: ampliar relações sociais na interação com outras crianças e adultos, conhecer seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, utilizar diferentes linguagens para se comunicar, entre outros.

A ênfase da educação infantil é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.

O papel da educação infantil é o CUIDAR da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

Compreender, conhecer e reconhecer o jeito particular de cada criança ser e estar no mundo é o grande desafio dos profissionais da Educação Infantil. A proposta da Rede Salesiana Brasil/Escolas valoriza as aprendizagens significativas, o conhecimento que cada criança já possui sobre o mundo e a intensa atividade que é aprender. O trabalho do IMA na Educação Infantil favorece situações reflexivas para que os professores atuem conjuntamente com as crianças, na construção dos saberes e na correlação entre eles, tudo isso associado ao trabalho com valores e atitudes humanas e cristãs, por meio do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Cientes que a aprendizagem ocorre de maneiras diferentes em cada indivíduo, os educadores salesianos investem alto nas competências individuais e coletivas.

O desenvolvimento da criança é acompanhado observando-se os aspectos físicos, psicossociais e emocionais. Durante o ano é construído, e entregue às famílias semestralmente, um portfólio individual chamado de Processofólio. Este material conta a história da aprendizagem da criança na escola, pois contém todas as produções construídas ao longo do processo escolar, relatos dos professores, dos pais, dos colegas e de outros profissionais.

Nessa fase, a agenda escolar do aluno é enviada diariamente para casa com o objetivo de tornar a comunicação entre família e escola mais efetiva.

Para a Educação Infantil, o IMA oferece a possibilidade de agendamento para a utilização de um espaço destinado às famílias que desejarem comemorar o aniversário das crianças na escola.

Horários

- Período matutino - Entrada: 07h30 / Saída: 11h30min

- Período vespertino - Entrada: 13h15 / Saída: 17h30min

Equipe Pedagógica

Diretora Institucional: Ir. Divina Neves

Diretora Pedagógica: Prof.ª. Denise da Silva Bícego de Barros

Coordenadora Pedagógica: Prof.ª. Franciléa Rita Chaves Marques

Orientadora Educacional: Prof.ª. Iraídes Pereira de Jesus Silva

Assistente: Mariângela de Lima Cruz Mendonça

Animadora de Pastoral: Ir. Maria Neide Batista

Professores:

Deyzielli Ramalho dos Santos – Infantil 1

Fellipe Gustavo Pereira Masson - Judô

Gabriela Oliveira da Silva – Infantil 2

Ir. Ana Maria Ribeiro Fernandes – Educação Musical – Maternal ao 1º ano

Leila Marques Moreira Fernandes – Maternal

Maryane Araújo Vaz Ferreira – Infantil 2

Médhelin Eloara Faustino Marques - Ballet

Roberta Cardoso de Andrade França – Maternal

Rúbia Neves de Queiroz – Infantil 3

Viviane Batista dos Santos – Infantil 1