Notícias

Conferência Interinspetorial do Brasil realiza Seminário Interâmbitos “Por uma animação generativa”

O Seminário Interâmbitos é uma proposta nascida durante o XXIV Capítulo Geral (2021), cuja finalidade é acompanhar as Inspetoras, os Conselhos inspetoriais e as FMA referentes dos âmbitos no serviço de animação e governo generativo.

De 1º a 6 de março, o Hotel Fazenda Retiro das Rosas, de Cachoeira do Campo/MG, sediou o Seminário Interâmbitos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), cujo tema era “Por uma animação generativa”.

O espaço físico, rodeado por uma natureza incrível, de propriedade da Inspetoria Madre Mazzarello, de Belo Horizonte/MG contribuiu muito para que as quase 70 participantes, vindas de todas as regiões do Brasil, pudessem se encontrar, rezar, refletir, dialogar, partilhar e também tomar algumas decisões, contando com a orientação de Madre Chiara Cazzuola, Superiora geral das FMA, e de mais sete Conselheiras gerais, vindas de Roma especialmente para o Seminário.

O Seminário Interâmbitos é uma proposta nascida durante o XXIV Capítulo Geral (2021), cuja finalidade é acompanhar as Inspetoras, os Conselhos inspetoriais e as FMA referentes dos âmbitos no serviço de animação e governo generativo, na ótica do Sistema Preventivo. De fato, participaram do Seminário da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) todas as Inspetoras, os Conselhos inspetoriais e também as Coordenadoras dos Âmbitos da Formação, Administração, Comunicação, Missão ad gentes, Família Salesiana e Pastoral juvenil.

Este foi o terceiro Seminário em nível de Instituto FMA. Anteriormente, seguindo a mesma metodologia e objetivos, foram realizados os Seminários em Lusaka (Zâmbia), para a África e Madagascar, e em Frascati (Roma), para a Europa e Oriente Médio. Neste momento, Madre Chiara e as Conselheiras gerais estão em Santiago do Chile (Chile), na Inspetoria São Gabriel Arcanjo, onde terá início hoje (8) o Seminário para a Conferência Interinspetorial do Cone Sul da América Latina (CICSAL).

Outros seis Seminários estão programados para as demais Conferências e serão totalmente finalizados até o próximo mês de setembro.

 

Por uma autoridade sinodal e generativa

Diariamente, as FMA presentes ao Seminário Interâmbitos participavam de uma Lectio Divina, conduzida de forma virtual por Irmã Maria Ko, biblista e Docente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium (Roma), que abordava temas relacionados aos três núcleos propostos pelo Seminário – Autoridade, Sinodalidade, Generatividade. As reflexões de Irmã Maria Ko estavam fundamentadas no livro dos Atos dos Apóstolos.

As atividades do Seminário foram sempre estimuladas e orientadas pela palavra sábia de Madre Chiara que oferecia na primeira parte de cada manhã um tema carismático, tornando Madre Mazzarello e Dom Bosco, as origens do Instituto e a primeira comunidade de Mornese, muito presentes, resgatando a vida dos inícios em termos de animação e governo.

Outros palestrantes também deram sua contribuição, sempre de forma virtual, como foi o caso de P. Pascual Chávez Villanueva SDB, Reitor-Mor emérito da Congregação Salesiana, que explanou sobre “O serviço de autoridade hoje: oportunidade e desafio para a Vida Consagrada. A tríplice missão de servir, animar, governar”, e o professor Bernardo Toro, da Colômbia, que tratou sobre “O Cuidar, paradigma na nova civilização, elemento para uma nova visão do cosmo”.

Também Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro (MAD), Presidente emérita da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que esteve presencialmente em Cachoeira do Campo, ofereceu uma iluminação por meio de uma reflexão intitulada «Contribuição da Vida Consagrada hoje, neste Continente, a caminho do Sínodo. Como o Sínodo interpela a Vida Consagrada».

Momento marcante foram os Laboratórios que reuniram as Irmãs para diálogos, partilhas de vida e de experiências em relação a cada núcleo do Seminário: Autoridade, Sinodalidade, Generatividade.

Como parte da metodologia do Seminário, os diversos momentos de silêncio e deserto pessoal contribuíram para que as participantes se preparassem para os Laboratórios. Todos os dias, além de espaços de oração e da Celebração Eucarística, que ajudaram a reforçar a dimensão da fé e da escuta da Palavra de Deus, o grupo também se encontrou para momentos de distensão e de “recreio”, como é próprio da tradição salesiana.

E por falar em tradição salesiana, os trabalhos de cada dia foram sempre encerrados com a “Boa Noite” de Madre Chiara que, além de compartilhar uma síntese do dia, também socializava notícias do Instituto.

 

Uma Conferência em escuta sinodal

Houve diferentes momentos muito significativos no Seminário, que eram imensamente esperados, especialmente pelas Coordenadoras dos Âmbitos. Um dos dias do Seminário foi dedicado ao encontro específico com as Conselheiras dos Âmbitos para refletir, dialogar e compartilhar desafios e passos concretos, em vista de uma animação mais sinodal, mais geradora de vida em nível inspetorial, de Conferência e de Instituto.

Houve também outros dois momentos muito importantes: no primeiro, as participantes se encontraram por Inspetorias para identificar processos de mudança e conversão no serviço de animação e governo, algumas condições para que os mesmos se realizem e uma ação a ser proposta para continuar o caminho de sinodalidade como CIB. Em seguida, depois do encontro por Inspetorias, foi a vez de socializar os diálogos em Assembleia e tomar decisões em nível de Conferência Interinspetorial, momento este marcado por maturidade, partilha e transparência no desejo de que a CIB continue crescendo em significatividade e sinodalidade, e que o processo da Nova Configuração seja avaliado para que a animação e o governo nas Inspetorias sejam de fato geradores de vida.

O Seminário Interâmbitos contou ainda com a palavra conclusiva de Madre Chiara, que ofereceu pistas e orientações muito concretas para que as participantes transformem em vida a vida compartilhada nos dias de Cachoeira do Campo.

A Celebração da Eucaristia de encerramento ajudou a render graças pela experiência do Seminário, em sinodalidade como uma grande comunidade: a comunidade da CIB.

Na noite do dia 6 de março, um momento de convivência e manifestação de gratidão em torno de Madre Chiara e das Conselheiras gerais marcou a conclusão oficial do Seminário que, a partir de agora, terá sua continuidade “Por uma animação generativa” nas diferentes realidades do Brasil onde as FMA dão vida ao carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.

Irmã Maike Loes fma

Conferência Interinspetorial do Brasil realiza Seminário Interâmbitos “Por uma animação generativa” (33 Fotos)