DOM BOSCO

A comunidade salesiana, neste ano, comemora os 202 anos de nascimento de São João Bosco, conhecido como “Pai e Mestre da Juventude”Dom Bosco é um referencial na educação e na evangelização, sua proposta, unindo razão, religião e bondade, é a linha mestra por nós seguida na formação educacional de nossos alunos.

Nossos olhos se voltam para Brasília em 27 de agosto, onde será inaugurada a cripta do Santuário de Dom Bosco e ficará uma urna contendo a estátua de Dom Bosco em tamanho real e um pedaço de osso rádio do braço direito, com o qual ele estendia sua mão aos jovens e abençoava a todos. A urna que ficará no Brasil é uma réplica da que se encontra em Turim, na Itália, contendo os demais restos mortais do Santo. Trata-se de um presente do Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime.

Dom Bosco é recordado não como uma pessoa do passado, como um “mito”, uma lenda. Mas como alguém que ainda continua vivo na Família Salesiana que vai dando continuidade ao carisma, ao espírito salesiano que ele imprimiu em cada um de nós.

Se me amastes no passado, continuai a amar-me no futuro, escreveu Dom Bosco no seu testamento espiritual. Assim, ao olhar para o bem que a Família Salesiana faz no Brasil e em tantos outros lugares do mundo, sentimos que estamos amando este nosso querido Pai e Mestre e pedimos que nos abençoe, como fazia nos tempos do Oratório de Valdocco. 

Em celebração a esta data, realizaremos um momento de reflexão para os alunos durante as acolhidas, que antecedem o início das aulas.

 Bastais que sejam jovens para que eu vos ame.”

Dom Bosco