|
Os números aparecem em muitas situações, no dia a dia. Mas nem sempre eles foram escritos como os conhecemos. Algumas civilizações antigas, como a egípcia, a maia e a babilônica, criaram símbolos e sistemas para representar contagens e medições. A diferença entre os sistemas de numeração se deve, em grande parte, as necessidades e à cultura de cada povo, ao modo como cada um deles via e entendia o mundo.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender a estrutura de alguns sistemas de numeração;
- Reconhecer os variados símbolos usados pelas civilizações nesse contexto;
- Compreender os agrupamentos, aprofundando assim o estudo dos sistemas de numeração;
- Despertar o interesse pela pesquisa;
- Exercitar/desenvolver habilidades necessárias para trabalhar em grupo, com equipes;
- Sensibilizar sobre a importância dos valores humanos nesse momento, desde a escolha dos componentes do grupo, a conduta para conduzir o desenvolvimento do trabalho, dividindo tarefas, aceitando a opinião do outro, participando/colaborando, valorizando o esforço de cada indivíduo, apoiando e estimulando a apresentação de todos os componentes, respeitando o espaço de cada colega durante o desenvolvimento dos trabalhos e também nas apresentações.
|
METODOLOGIA UTILIZADA:
- O trabalho foi desenvolvido em classe e em grupos;
- A divisão dos grupos e dos temas específicos foi feita em sala, com a mediação da professora;
- Cada grupo escolheu a opção que deseja para apresentar para a turma o conteúdo estudado (cartazes, listas de exercícios, Power Point /slides, aula expositiva, trabalho escrito, etc.);
- Os grupos presentaram informações ricas em dados numéricos;
- Cada grupo pode ilustrar o assunto trabalhado com imagens, fotos, desenhos, gráficos, mapas, mas sempre contendo informações numéricas importantes referentes a cada situação.
|
|
|
|
|
|
Professora Sônia Arlete Vieira |