A ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 2

        O homem é um ser que imprime e exprime.  Nós somos cercados de arte por todos os lados. Arte está em nós. A Arte está em nossa vida, trazendo conhecimento, identidade, sensibilidade, beleza, diversão e educação.

     O ensino de arte no Instituto Maria Auxiliadora tem como método a proposta triangular – Reflexão, Produção e Apreciação, proposta de Arte-Educação a formar integralmente o educando pela Arte.  O conteúdo, dividido em etapas tem como eixo a História da Arte, Geral e Brasileira, que nos propõe a conhecer a expressão cultural e artística dos povos em determinado período histórico, relacionando-a de modo interdisciplinar a outras áreas de conhecimento, e aplicando-a de modo experiencial aos nossos dias atuais.  

 

      Na reflexão dos conceitos de Cultura e Arte, como também a importância deles para o desenvolvimento do indivíduo e de uma sociedade, os alunos do 6º ano do Instituto Maria Auxiliadora, sob a orientação do Prof. Rodrigo Jubé, professor de Arte, produziram máscaras refletindo sobre a Arte que nos cerca e nos forma, colorindo o nosso dia-a-dia.

 

Vamos colorir!

       Os educandos do 6º ano, do Instituto Maria Auxiliadora, depois de refletirem sobre a Arte na Pré-História e também da apreciação artística da pintura rupestre, sob a orientação do Prof. Rodrigo Jubé, produziram painéis tipo Grafite, revelando diversos elementos culturais dos nossos dias atuais. Após, relacionamos a pintura rupestre com o Grafite, revelando e discutindo elementos culturais e artísticos daquela época com os de agora.
      Pela vez, os educandos do 7º ano, depois de refletirem sobre a Arte Medieval e também da apreciação artística de obras medievais, também sob a orientação do Prof. Rodrigo Jubé, produziram Mosaicos e Illuminuras. No primeiro, mostram pelo mosaico cenas religiosas; e no segundo, escreveram citações atuais importantes para o nosso dia-a-dia. 
      Por último, os educandos do 8º ano, depois de refletirem sobre a Arte Moderna e também da apreciação artística de obras, também sob a orientação do Prof. Rodrigo Jubé, professor de Arte, produziram desenhos em grafite, contrastando claro e escuro, e a dramaticidade na imagem. Os trabalhos ficaram intitulados como Eu, Retrato.  Foi uma experimentação de grande aprendizagem, conhecimento, criatividade e alegria.

     O ensino de Arte na escola, com eixo na História da Arte, e com metodologia na reflexão, produção e apreciação, tem como objetivo o despertar de uma consciência crítica pela linguagem artística, como um cidadão repleto de inteligência, criatividade e sensibilidade – um ser humano de bem transformador da realidade em que vivemos, enchendo-nos de esperança e alegria.

         Utilizando-se de uma técnica de animação de imagens, os alunos do 9º ano do Instituto Maria Auxiliadora, depois de uma reflexão sobre cultura Pop, cultura de massa, sociedade de consumo e o movimento da Pop Art, sob a orientação de Rodrigo Jubé, professor de Arte, criaram flipbooks com o tema século XX e atualidades: SER POP.

       Em outro trabalho de produção artística, os alunos do 9º ano do Instituto Maria Auxiliadora, depois de uma reflexão sobre Arte Contemporânea, e com base em um texto sobre a democracia e a corrupção brasileira, “que a mudança que queremos no Brasil tem que começar a partir de nós mesmos”, e também sob a orientação de Rodrigo Jubé, professor de Arte, produziram desenhos conceituais sobre o assunto citado.

          Acompanhe as atividades produzidas clicando no álbum abaixo e assista ao Flipagram em nosso canal do YouTube IMABibliotecaOnLine.