A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar novos talentos na área.
           Em 2017, as escolas privadas de todo o Brasil foram convidadas a participar da OBMEP.
        No dia 6 de junho (terça-feira), ocorreu em nossa escola a primeira fase da OBMEP, hoje considerada a maior competição estudantil do mundo, esta é a primeira edição em que, além das escolas públicas, as escolas privadas também puderam se inscrever, a partir da integração ao evento da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
          Nessa primeira etapa da olimpíada participaram 69 alunos do IMA, sendo 35 do Nivel 1 (6º e 7º ano) e 34 do Nivel 12 (8º e 9º ano). E é com muita alegria que informamos os classificados para a segunda fase:
  • Bruno Moreira Lavalli Calura - 6º ano B;
  • Isabella Venâncio de Oliveira - 7º ano B;
  • Enzo Gabriel Bento Rinaldi - 8º ano A;
  • Ana Clara Nery e Mello Figueiredo - 9º ano B;
  • Brenda Mathias Medina - 9º ano B;
  • Gabriella de Souza Ferreira Hellrilg - 9º ano B.

          Com certeza essa turminha do IMA vai se preparar com muito empenho para a segunda fase que acontecerá no dia 16 de setembro.
            Descubra um pouco mais sobre essa importante competição, acesse www.obmep.org.br

Seguem algumas informações interessantes sobre a olimpíada:

A competição foi criada em 2005, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e tem como parceira a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo principal da OBMEP é contribuir para que o ensino da matemática melhore a cada dia, estimulando o estudo dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e primeiro ao terceiro ano do ensino médio de todo o país, incluindo pessoas com deficiências física e visual.

A coordenadora da OBMEP, Mônica Souza, destacou que a olimpíada não se resume às provas. São enviadas instruções para as escolas para que os professores trabalhem depois as provas em sala de aula, com o objetivo de atender às necessidades dos alunos. Desta primeira fase, saem cerca de 5% de estudantes classificados que farão uma prova dissertativa no dia 16 de setembro, já com vistas à premiação. Os resultados serão divulgados em 20 de novembro.

Segundo Mônica, o interesse dos alunos pela olimpíada é despertado pela qualidade da prova que é bonita, alegre, dinâmica, que não cobra somente tecnicamente o conteúdo, mas faz pensar, ter criatividade para resolver a questão. Além disso, um certificado de menção honrosa muda todo o entorno de uma escola, bem como o envolvimento dos professores e gestores em função do ensino, aulas extraclasse, envolvimento dos pais.

Em 2017 e 2018, o Brasil vai celebrar o biênio da matemática. No final de abril deste ano, o IMPA vai promover o Festival da Matemática e pela primeira vez o Brasil será sede da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, do nome em inglês), em julho. Além da IMO, o Brasil sediará o Congresso Internacional de Matemáticos, em 2018.