O Sistema Solar é um conjunto formado pelo Sol, enquanto elemento central, e todos os corpos celestes que estão sob o domínio gravitacional deste. 

          A humanidade, desde o início, sempre se fascinou pelo universo e desde sempre aprendeu com ele. No passado, para que o homem pudesse se localizar geograficamente, as constelações guiavam navegantes chineses e ocidentais durante séculos. Foi assim que foram criados calendários, tudo pela observação das constelações e da posição dos astros. Porém muitos hoje não sabem a importância de se estudar o universo e pensam que tudo isso é um desperdício de recursos e tempo. Então por que é tão importante estudar o universo?

          Ao longo da História, olhamos para o céu para navegar nos vastos oceanos, para decidir quando plantar suas colheitas e para responder a perguntas de onde viemos e como chegamos aqui. Abrimos os olhos para o contexto ao nosso lugar no Universo e que pode remodelar como vemos o mundo. Quando Copérnico afirmou que a Terra não era o centro do Universo, desencadeou uma revolução. Uma revolução pela qual a sociedade teve de que se adaptar a essa nova visão de mundo. Estudar o sistema solar tem sido uma parte indispensável do progresso tecnológico ao longo da história, tem muito a contribuir no futuro e oferece a todos um sentido fundamental do nosso lugar Universo inimaginavelmente vasto e excitante.

          Uma grande quantidade de exemplos mostram que estudar nosso sistema solar tem contribuído para a tecnologia, economia e sociedade, constantemente empurrando para instrumentos, processos e software que estão além de nossas capacidades atuais. Os frutos do desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente em áreas como óptica e eletrônica, tornaram-se essenciais ao nosso dia-a-dia, com aplicações como computadores pessoais, satélites de comunicação, telefones celulares, sistemas de posicionamento global, painéis solares e Ressonância Magnética (MRI) scanners. Vários relatos dos EUA e da Europa indicam que as principais contribuições da astronomia não são apenas as aplicações tecnológicas e médicas, mas uma perspectiva única que estende nossos horizontes e nos ajuda a descobrir a grandeza do Universo e nosso lugar dentro dela. Em um nível mais premente, nos ajuda a estudar como prolongar a sobrevivência de nossa espécie. Por exemplo, é fundamental estudar a influência do Sol no clima da Terra e como isso afetará o tempo, os níveis de água, etc. Somente o estudo do Sol e de outras estrelas pode nos ajudar a entender esses processos em sua totalidade. Além disso, mapear o movimento de todos os objetos em nosso Sistema Solar, nos permite prever as ameaças potenciais ao nosso planeta a partir do espaço.

          As maquetes registradas nesse informe, foram desenvolvidas pelos alunos do 5º ano "A".
Professora Alcione Araújo.