ESPIRITUALIDADE SALESIANA

A missão educativa inculturada das Filhas de Maria Auxiliadora tem como inspiração o Sistema Preventivo de Dom Bosco e Madre Mazzarello, na qual vive-se uma espiritualidade radicada em Jesus Cristo e na solicitude materna de Maria. Por isso, o objetivo prioritário da ação evangelizadora do Instituto Maria Auxiliadora é conduzir toda a Comunidade Educativa ao encontro da pessoa com Jesus de Nazaré, apresentado em sua existência concreta e na sua mensagem de amor.

A experiência com Ele conduz a todos para o desejo de anunciar o seu Evangelho como a Boa Notícia para a vida de todos, em especial às crianças, aos adolescentes e jovens. A relação deles com Jesus de Nazaré os faz crer no amor filial de Deus, que ama intensa e gratuitamente a todos, e sendo Ele Pai, tem um projeto de amor para cada filho.

Desse mistério filial, nasce a fraternidade universal, independente das diferenças de etnia, cultura, religião, cultivando, assim, o respeito ao diferente como o Mestre Jesus ensinou: “Ama o teu próximo como a ti mesmo” (Lc10,27).

Como cultivo dessa espiritualidade salesiana, todos são convidados a crescerem no amor, e o ambiente de família que acompanha as crianças, adolescentes e jovens ajuda a desenvolver neles a capacidade de amar, no valor da família e das boas relações.

Escola salesiana faz todos perceberem que a vida é dom gratuito de Deus e que a ajuda recíproca, a compaixão, a solidariedade, a justiça e a cultura da paz permeiam as ações educativas.

A oração, as acolhidas diárias, a busca da interioridade são legados de Dom Bosco e Madre Mazzarello, são marcas no acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens, que a todo momento são incentivados, e oferecidas oportunidades para rezarem e viverem na presença de Deus, dialogando com Ele, o que fortalece a trajetória de toda Comunidade Educativa.

Tudo isso só acontece mediante a escuta atenta da Palavra de Deus, da partilha e do anúncio de Jesus Cristo que viveu e morreu por amor e que deve ser o centro de suas vidas.

Na espiritualidade salesiana, Maria é mãe, educadora, discípula e companheira de caminhada. É presença viva, e, numa casa salesiana, coloca sobre sua proteção todos da Comunidade Educativa.

Este álbum não existe ou não está publicado.