Notícias

Rede Salesiana Brasil realiza Encontro Nacional dos Comitês em Porto Alegre-RS

As Inspetorias dos Salesianos e Salesianas que compõem a RSB estiveram presentes como âmbitos da Pastoral Juvenil, Escolas, Obras Sociais e Comunicação.

Com o intuito de fortalecer a Missão Salesiana em Rede, teve início no último sábado (16/03) o Encontro dos Comitês Setoriais da Rede Salesiana Brasil, com a chegada dos representantes em Porto Alegre (RS). Todos foram calorosamente recebidos na casa de eventos e hospedagem das Irmãs Salesianas, situada no bairro Moinhos de Vento. 

O primeiro dia foi reservado para meditação e integração entre os participantes. Organizados em grupos, todos se envolveram na meditação sobre a criação do mundo, conforme descrito no livro de Gênesis. As palavras "Luz" e a frase "Deus viu que tudo era muito bom" permaneceram como inspiração para os próximos dias de trabalho. 

Ao final da tarde, o presidente da CISBRASIL e Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Padre Ricardo Carlos, presidiu a Santa Missa do quinto domingo da Quaresma. O tema central do encontro foi "Sonhando em Rede", com o objetivo de alinhar as diretrizes de trabalho e perspectivas de ação dos Comitês da Rede Salesiana Brasil com a Estreia 2024. 

Entre os objetivos específicos delineados pela Coordenação Nacional estava a integração entre os membros dos Comitês Programáticos e a Comissão da Pastoral Juvenil, fortalecendo os laços entre os grupos e a dimensão carismática do trabalho em rede. Além disso, visava-se compartilhar os desafios e sonhos de cada coordenador em relação à ação educativa em rede. 

Segundo a Diretora Executiva da RSB, Irmã Silvia Aparecida da Silva, o Encontro fortalece a colaboração em rede. "É extremamente significativo para a nossa atuação em rede ter essa visão do plano anual de trabalho integrado, onde cada um conhece as atividades do outro. Considero isso um ponto alto deste momento. Podemos estar juntos, compartilhando ideias, projetos, desafios e dificuldades, mas também olhando para o futuro em conjunto", avaliou. 

O Encontro contou com a participação de 53 pessoas, incluindo Inspetores Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora. Os temas discutidos e planejados abordaram as campanhas de matrículas para escolas e obras sociais, a posição da Rede Salesiana frente ao mercado educacional altamente competitivo, e a preparação do PAT Integrado e do Plano Integrado de Formação. 

A conclusão do Encontro ocorreu com uma "Celebração de Envio", onde cada Salesiano, Filha de Maria Auxiliadora ou leigo presente recebeu a bênção de Deus, por intercessão de São José (santo do dia), para a missão de viver e trabalhar a Identidade Carismática Salesiana em suas Inspetorias. 

Para o Diretor Executivo da RSB, Padre Sérgio Augusto Baldim Júnior, o Encontro é uma experiência crucial, pois o Plano de Ação da Rede, o PAT, reflete a sintonia entre os Comitês. "É essencial esta proposta de trabalharmos todos juntos e em harmonia com os comitês, o que possibilita a troca de experiências e fortalece o sentido de rede Salesiana Brasil. Acredito que a sistematização dos processos já iniciados e o compromisso assumido durante o encontro de Aparecida, em setembro passado, contribuem significativamente para esse avanço. A presença quase unânime dos Inspetores e Inspetoras aqui também é muito positiva, pois permite um alinhamento posterior durante a Assembleia da RSB Brasil, onde todos estão cientes do progresso dos comitês e da rede", afirmou. 

Fonte: Informações do Portal Missão Salesiana / Euclides Fernandes (Coordenador Inspetorial de Comunicação)

Rede Salesiana Brasil realiza Encontro Nacional dos Comitês em Porto Alegre-RS (23 Fotos)