APRESENTAÇÃO

O Instituto Maria Auxiliadora é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e de assistência educacional e social. Os recursos advêm da prestação de serviços educacionais, mediante contrato firmado entre a escola e as famílias dos alunos.

Nossa escola visa a produção de conhecimento, no espaço das relações ensino/aprendizagem, primando pela formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”, respeitando a individualidade de cada ser humano.

O estilo salesiano de educar inspira-se nos valores cristãos e pauta-se no paradigma de educar pelo amor, sob o prisma da inclusão e da reciprocidade.

PILARES QUE FUNDAMENTAM A EDUCAÇÃO SALESIANA

RAZÃO -"O diálogo é o caminho para a educação integral";

RELIGIÃO - "Deus é nosso Pai. Somos todos irmãos";

AMOREVOLEZZA - "Não basta amar. É necessário que o jovem se sinta amado".

VISÃO DE EDUCAÇÃO NUMA ESCOLA SALESIANA

A Escola Salesiana/FMA é a família em que se aprende a construir a paz como pessoas livres e autônomas, em reciprocidade uns com os outros, respeitando-se mutuamente em suas diferenças.Entendemos que:

- A educação para o trabalho, a profissionalização e a definição de um projeto de vida, são instrumentos significativos para a inserção do jovem na sociedade moderna.

- O conhecimento é algo que se constrói e o aluno como sujeito que, ao intervir na realidade e na renovação da sociedade, transforma-se a si mesmo.

- O professor é o mediador do processo educativo, oorganizador da ação pedagógica, pesquisador atento às expressões da ciência e da tecnologia, à influência da mídia, às novas linguagens e aos valores essenciais da cultura humana e do evangelho.Na escola salesiana, a relação professor-aluno transcende o “transmitir conhecimento” e passa pela criação de oportunidades básicas para que o sujeito construa o “saber”, o “saber fazer”, e o “saber conviver”.A convivência é estabelecida de forma ampla e amiga, desde a estrutura escolar humanizada até os relacionamentos.

MISSÃO DA EDUCAÇÃO SALESIANA

A educação salesiana está a serviço da formação integral da pessoa. Sua missão é “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores evangélicos.”