DOM BOSCO

PAI E MESTRE DA JUVENTUDE

 

Giovanni Melchiore Bosco, também conhecido como Dom Bosco, nasceu a 16 de agosto de 1815 em uma fazenda localizada nas colinas de Becchi, no sopé dos Alpes italianos. O jovem Joãozinho Bosco tinha uma família pobre e humilde de agricultores. Seus pais foram Francisco Bosco e Margherita Occhiena e os seus dois irmãos José e Antônio.

Dois anos após o nascimento, a trágica morte de seu pai deixou Margherita responsável por criar os três filhos sozinha. Desde tenra idade, ele e seus irmãos experimentaram as dificuldades da pobreza depois de perderem o pai. Margherita, uma mulher de coragem e fé, ensinou às crianças que trabalhar era um privilégio, por isso assumiam algumas responsabilidades e realizavam tarefas como cortar e recolher lenha, trabalhos no campo, sacrifícios que tiveram que ser feitos para manter o lar e a fazenda.

 

Tudo começou com um sonho

Desde muito jovem, o futuro santo soube que Deus o chamou para servir aos jovens. Quando ele tinha apenas nove anos, foi inspirado por um sonho que mudaria sua vida para sempre. A visão foi de uma multidão de meninos muito pobres que estavam brigando e xingando uns aos outros e, de repente, um homem de aparência majestosa surgia e dizia-lhe:

“Com mansidão e caridade, você conquistará esses seus amigos”.

Os meninos então se transformaram em animais selvagens. Mais uma vez, o homem disse a João Bosco que este era campo de trabalho da sua vida e que, na medida em que ele crescesse em humildade e fidelidade, veria uma mudança nos meninos. Os animais selvagens de repente se transformaram em cordeiros gentis. Uma Senhora igualmente majestosa apareceu e acrescentou:

“Sinta-se humilde, forte e robusto. No momento certo você entenderá tudo”.

 

O início do ministério de Dom Bosco

A partir desse sonho, João Bosco soube que seu destino estava no sacerdócio e que se dedicaria a ajudar os jovens. Ele teve que sair de casa para frequentar a escola da cidade, com muito esforço e sacrifícios. Um de seus hobbies favoritos era assistir aos malabarismos de artistas itinerantes ou andar na corda bamba enquanto entretinha o seu público. João viu essa atividade como uma oportunidade e aprendeu todos os truques para atrair jovens e crianças. Logo após começar seus próprios espetáculos nas ruas, crianças e vizinhos se reuniam para apreciar o que ele fazia. No final, o jovem João não recebia dinheiro, mas fazia uma homilia, pedindo a todos que se juntassem a ele em oração.

João Bosco foi ordenado sacerdote aos 26 anos de idade, na Igreja de São Francisco de Assis. Começou a trabalhar com órfãos que vagavam pelas ruas de Turim e também com jovens em busca de refúgio. Com o crescente número de crianças, ele decidiu abrir um orfanato onde sua mãe o ajudaria e seria conhecida como Mamãe Margarida por sua ternura e amor pelos jovens. João Bosco não apenas alimentou os órfãos que acolheu, mas também lhes proporcionou educação ensinando-os a ler, escrever e ajudando-os a encontrar empregos estáveis.

 

O Nascimento da Família Salesiana e o Sistema Preventivo

Seu trabalho começou em Turim na Itália. Em 1854, falando ao grupo de jovens, Dom Bosco disse:

“Nossa Senhora quer que fundemos uma Sociedade. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Coloquemo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales”.

Em 1872, junto com Maria Mazzarello, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Congregação que realizaria um trabalho semelhante ao de Dom Bosco, mas com meninas.

São João Bosco dedicou a sua vida aos jovens, escrevendo muitos livros, promovendo a criação de oficinas, escolas, oratórios e propondo um novo sistema educacional: o Sistema Preventivo. Este sistema resume a filosofia educativa de Dom Bosco em três palavras: Razão, Religião e Amor. Para ele, era impossível educar um jovem apenas pela razão se não é amado, se os seus problemas não são compreendidos, e se não é apoiado para os resolver com a ajuda e iluminação de Deus. Este sistema único forma a pessoa no corpo, coração, mente e espírito. Ele enfatizou fortemente que os jovens devem ser ensinados com paciência e empatia amorosa, em vez de intimidação ou punição. 

 

Santidade de Dom Bosco

Os últimos anos de Dom Bosco não foram fáceis, com o passar do tempo ele envelheceu e teve menos força, mas mesmo assim continuou com todas as atividades salesianas e transmitiu seus ensinamentos em escolas, cursos técnicos, e casas de acolhimento da juventude. Faleceu no dia 31 de janeiro de 1888.

No domingo de Páscoa, 1º de abril de 1934, o Papa Pio XI declarou Dom Bosco Santo e foi reconhecido como “Pai e Mestre da Juventude”. Até hoje, seus ideais, seu espírito e seus ensinamentos ainda vivem e são praticados por sacerdotes, irmãos e irmãs. Hoje, “Os Salesianos de Dom Bosco” são uma sociedade internacional que se dedica ao trabalho para o desenvolvimento e a educação dos jovens, especialmente dos que se encontram em situação de risco ou necessidade.

(Texto adaptado)

Fonte: https://ius-sdb.com/quem-somos/dom-bosco/?lang=pt-br