EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, com o objetivo de desenvolvimento integral da criança em todas as dimensões:

física, intelectual, emocional, ética e moral.

Nosso currículo apresenta diretrizes que pretendem contribuir para uma sociedade justa, fraterna e democrática, estruturado, de acordo com a BNCC, em cinco campos de experiências:


O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


Esses campos de experiências abrangem práticas pedagógicas que se apoiam em dois eixos: interações e brincadeiras. Além de garantir os seis direitos de aprendizagem como: conviver, explorar, brincar, participar, expressar e conhecer-se.


O Instituto Maria Auxiliadora acolhe as crianças a partir dos 2 anos - completos ou a completar até 31 de março do ano em curso - respeitando suas especificidades, fazeres, brincadeiras, invenções, imaginações, narrativas e percursos.


Oferecemos experiências de convivência e de ampliação de seu universo social, emocional e cultural de forma respeitosa do estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra, propiciando para que brinque, imagine, fantasie, deseje, aprenda, observe, experimente, narre, questione..., aprenda de maneira ativa, por meio de múltiplas linguagens.

Em ambientes apropriados as crianças têm à sua disposição: brincadeiras dirigidas, propostas interativas, contação de histórias, robótica integrada, biblioteca, parque infantil, cozinha experimental, ginásio de esportes.


O currículo do Instituto Maria Auxiliadora segue as linhas norteadoras do Currículo da Rede Salesiana Brasil de Escolas que assume a concepção de criança e de infâncias alinhada a diferentes marcos legais e teóricos, como a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/90), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Parecer n. 20/2009), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), os Postulados Interacionistas, Salesianos, da Sociologia da Infância, entre outros.


AULAS EXTRACURRICULARES
Oferecidas dentro do horário regular: inglês, música, ballet e karatê.

ESCOLINHAS TERCEIRIZADAS
Oferecidas em horário extra: futsal e dança.


HORÁRIOS
Período Matutino - Entrada: 07h25 / Saída: 11h45min
Período Vespertino - Entrada: 13h05 / Saída: 17h25min


FAIXAS ETÁRIASMaternal: agrupamento de crianças de 2 anos; 
Infantil 1: agrupamento de crianças de 3 anos;
Infantil 2: agrupamento de crianças de 4 anos;
Infantil 3: agrupamento de crianças de 5 anos.


EQUIPE PEDAGÓGICA/PASTORAL

Diretora Institucional: Ir. Mônica Santana – diretorainstitucional@imaonline.com.br

Diretora Pedagógica: Profª Denise Bícego – diretorapedagogica@imaonline.com.br

Coordenação Pedagógica: Profª Gabriela Oliveira – coordenacaoinfantil@imaonline.com.br

Orientação Educacional: Profª Iraides Pereira – orientacao1@imaonline.com.br

Equipe Pastoral:

Ir. Maria da Glória Santos – imgloria@portalimm.com.br

Vinicius Araujo – pastoral@imaonline.com.br

Ir. Neide Batista – mneide@portalimm.com.br